O projeto Agriempreende resulta da parceria de duas entidades, o Agrocluster e a InovCluster.

O Agrocluster é uma associação de empresas e entidades do setor agroindustrial, sem fins lucrativos, que aposta no desenvolvimento do setor e na promoção da competitividade. Tem como potenciais associados empresas, entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, Instituições de Ensino Superior, associações empresariais e entidades públicas. Atualmente é constituída por cerca de 100 associados, entre os quais 30 são fundadores. A entidade responsável pela gestão do Cluster é a Animaforum – Associação Para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.

Tem como missão, promover a colaboração e cooperação entre as empresas e entidades relacionadas com o setor agroindustrial, encorajando a reestruturação competitiva do setor, assegurando, dessa forma, uma ampla participação das entidades nos circuitos comerciais, nacionais e internacionais.

O Agrocluster tem como principais objetivos:

  • Reforço da competitividade das empresas associadas a nível nacional e internacional
  • Aumento da capacidade associativa e de cooperação
  • Notoriedade

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais atores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização.

Conta, à data, com 179 associados, dos quais 144 empresas, e entidades como: Associações/Cooperativas, Instituições de Ensino Superior, Instituições de I&D ligados ao sector agroindustrial e agroalimentar e vários municípios da região Centro.

Tem como missão atuar como uma plataforma dinamizadora do setor agroalimentar da Região Centro, reforçando a realização de iniciativas e a prestação de serviços nas áreas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), Internacionalização e Capacitação do tecido empresarial, trabalhando em estreita ligação e beneficiando das competências e recursos disponíveis nos restantes atores de referência na Região.